Crédito: Arquivo pessoal André Soares
Esta semana estaremos fazendo uma série de entrevistas com os campeões da temporada 2023, e começamos com o piloto André Soares (Urso) da cidade de Patrocínio, que foi o campeão da categoria E35 em 2023.
Eu acho que a etapa de abertura na fazenda do Odir junto com o Mineiro, realmente caberia etapa de Brasileiro ali.
A etapa final de Uberaba eu curti demais , semelhante a da abertura , foi uma prova longa que o calor ainda castigou quem não se atentou mais ainda a isso, havia uma especial de 10 minutos que era animal, muito divertida e nela consegui andar bem entre os 5, além de uma especial de extreme que abria a prova bem técnica.
As vezes, rs …. Faço academia três vezes por semana, pedalo pelo menos três vezes por semana também, e ando de moto quando tenho tempo aos sábados , tento fazer disso meu treino com moto já que não me sobra muito tempo no meio de semana por conta do trabalho.
Sim, tive ano passado um apoio da Sherco Brasil tanto no brasileiro, mineiro e na copa cerrado, além do alemão suspensões que deixou a moto bala.
Infelizmente final do ano passado, pensando em voltar melhor para esse ano, comecei treinar em dezembro pra começar o ano já bem animado, porém dia 31/12 tive um tombo bobo e acabei rompendo o ligamento cruzado posterior, graças a Deus não necessitou de cirurgia, já estou pedalando depois de 4 meses parado e ainda sem andar de moto, a expectativa é voltar na abertura da Copa Cerrado Bramotos agora em Perdizes. Quanto a concorrente difícil até falar pois tem vários e também novos talentos vindo e eu parado vai ser difícil disputar ainda , mas estou voltando e até final do ano quero pelo menos tentar podium nas que eu puder ir.
Olha os maiores desafios são comigo mesmo agora nesse momento, recuperação depois de velho elé braba rsrs, mas além dessa tive outros contratempos que preciso andar com cuidado triplicado pra não me dar mal com a saúde, mas vou tentar fazer como ano passado, retrasado e divertir com a turma e o que vier de resultado fico feliz demais.
Que torçam por mim, estou com a moto à venda a um tempo, depois desses contratempos mas coloquei preço bem alto pra dar tempo de recuperar e voltar rsrsrs… brincadeiras a parte mas a mensagem é para minha família, minhas filhas todo dia me perguntam se vou voltar as corridas quando terá e onde será?!? Não existe nada mais motivante que essa torcida delas para que eu volte , me emociono sempre quando elas falam.
Sempre gostei de moto andava na rua desde os 10 anos, mas de Mobilete, emprestado da minha irmã , me arrebentei todo uma vez batendo dela a 40 km por hora imagina só. Depois tive uma monteza 360 h 2 tempos imagina o diabo que andava, bebia não parava e quebrava. Mas em 2002 comprei uma DT200 R, em 6 meses fundi ela 6 vezes um horror minhas trilhas era pra ter desanimado, kkk … aí fui trocando, passei por tornado até que comprei uma ktm400cc e aí comecei a aprender a andar, mas a escola veio numa gas gas 250 2T em 2009, ali me ensinou muito, muito do que trouxe até hoje pois a 2T educa e ensina é uma mãe professora.
Aí são muitos, aqui na minha cidade havia uns que andam demais que eram a inspiração pra quem sonhava em fazer “aquelas loucuras” com moto, Daniel Reis ( treinei muito com ele, foi um treinador que tive), Tião Baroba ( deu bronca demais mas não deixava desanimar que sabia que pra ser como os melhores teria de viver para aquilo, e nunca seria possível), branquinho irmão do Tião vi andar uma vez era técnico demais, Danilo sobrinho do Tio Hudson, tocava muito, e por final o Vitor Borges que treinamos muitas vezes juntos e abrimos algumas trilhas juntos uma delas aqui a famosa COVID que a turma detesta kkk. Agora fora daqui e desde que comecei foram o ídolos, Luiz Felipe Braga Bastos, Felipe Zanol, Nielsen Bueno, Botrel, Ripi e Rigor, caras que da minha época eram os melhores em tudo que faziam, e muitos até hoje são, seja motocross, Enduro, Cross country e por aí iam…
Teve uma final aqui em Patrocínio do Campeonato Mineiro de Enduro debaixo de chuva e sempre gostei de andar nessa situação, eu como quase sempre andei de Sherco, nessa época estava de Sherco 450 ano de 2017, Tilanga e eu vínhamos com um ponto de diferença pelo campeonato, furei o pneu numa especial, voltei troquei ele, cheguei no CH virando o minuto já e não tomei penalização, ( andei numa estrada a 150 km por hora pra não tomar esse penal ) os nossos tempos eram segundo a segundo, cheguei a pegar ele dentro da especial da “Marta Elias” e aí dei uma animada pois a última especial eu estava bem a vontade, aí coisas de corrida né. Larguei bem na especial do quintal famosa aqui, e na segunda curva quando fui do freio dianteiro passei reto na curva, a moto estava sem freio algum!!! Perdi o parafuso que segura a pinça de freio aí adeus corrida, sai confesso que chorando do meio da especial pra voltar pro padock e na frente onde sai estava o Zanol, lembro como se fosse hoje ele dizer duas coisas “ tira o parafuso de tal lugar que serve aí e continua “ porém era dentro da especial aí já era e aí ele finalizou “ cara esquenta não se esse parafuso solta na velocidade que você passou indo pro CH já era, levanta a cabeça que tem coisa que se não era pra ser o resto é aceitar , não desanima não” Foi uma corrida que fiquei triste demais pois seria meu primeiro campeonato mineiro como campeão na categoria E2 ou não sei se E35 na época .
A tem heim… imagina eu num podium juntos com meus maiores ídolos Zanol, Nielsen e LF, tive alguns com eles. Seria um sonho com os três de uma vez mas já tive algumas oportunidades de claro perder pra eles mas ter esse momento, é meio que mágico o sentimento.
SHERCO simplesmente já tive umas 14 ou 15 se não me engano.
Sempre que saio pra fazer trilha curto andar com quem está iniciando e passar algumas dicas pra que ele não sofra tanto e desanime logo, mas o mais importante é você saber qual objetivo que você quer andando de moto!!! Competir? Ganhar a competição? Ou lazer? Em ambos sempre sugiro que faça algum curso com piloto mais experiente pois as dicas em prática se tornam uma habilidade que te levará onde quiser, seja andar seguro, confiante e sem sofrer. Ou até ter esses três itens com a velocidade máxima, com a freada certa dentro de uma competição. Aí vira questão de treino para que você consiga o podium, o campeonato e quem sabe o reconhecimento a outros níveis né, copa, mineiro , BRASILEIRO!!! Tem muita gente talentosa por aí que não gosta de competir, se me pergunta eu falo vai lá cara curte a coisa , faz o que você faz na trilha e mede se tá "Bão"!!
Fotos: Arquivo pessoal André Soares.